A função do filtro de ar, como o próprio nome diz, é filtrar o ar que vem da atmosfera antes que entre na câmara de combustão, Com isso podemos compreender a importância do filtro para a vitalidade e o bom funcionamento do motor. Por isso, hoje vamos falar um pouco a sua manutenção deste componente.

É recomendado que a revisão seja feita de acordo com a quilometragem rodada, sendo indicada a cada 10 mil quilômetros, mas isso não é uma regra. Esse número pode variar dependendo do tipo de terreno que o veiculo roda, da marca do veiculo e do tipo de filtro que é utilizado. Por exemplo, se o veiculo é mais utilizado em estradas rurais, onde o pó é mais denso, o filtro de ar precisará ser trocado mais rápido do que de um carro que anda apenas em locais com menos poeira.

Se o filtro de ar precisar ser trocado antes da quilometragem adequada, o carro dará alguns sinais, como a emissão de fumaça escura e opaca pelo escapamento, que acontece por causa das partículas poluentes que entraram no motor junto com o oxigênio. Outro indicador de é a perda de potência do motor ao acelerar o veículo, o que ocorre devido à mistura desproporcional de combustível e oxigênio utilizado na combustão. Por tanto a falta de manutenção do filtro de ar além de perder potência, e consequentemente, o desgaste mais rápido nas válvulas injetoras e outros componentes móveis, o consumo do combustível terá um aumento significativo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *